quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Hitler e Estaline - possíveis BFF's?


Apesar das suas óbvias diferenças (relativamente aos ideais e não só), Estaline, o comunista e Hitler, o nazi, tinham as suas semelhanças. Não só regeram as suas nações, respectivamente URSS e Alemanha, sob regimes repressivos e autocráticos como também tinham uma especial queda para a aniquilaçãozinha de pessoas diferentes deles. Para Hitler, o extermínio estendia-se a judeus, homossexuais, ciganos, testemunhas de Jeová, contestatários do regime e/ou comunistas, doentes mentais e deficientes, enquanto que Estaline, numa versão talvez mais soft, não apreciava muito quem a ele e ao Comunismo se opunha. Outra semelhança, não muito feliz, destas duas almas fabulosas era terem construído locais especiais onde colocar essas pessoas, os chamados "campos de concentração", e no caso russo os "Gulags" (campos de trabalho forçado). Lamentavelmente o número de vítimas em ambos os regimes ascende os milhões; Estaline durante o seu mandato (de 3 de Abril de 1922 a 5 de Março de 1953) exterminou cerca de 4 milhões de russos, e Hitler, durante um curto, no entanto aterrorizador periodo (2 de Agosto de 1934 a 30 de Abril de 1945) matou umas míseras 60 milhões de pessoas.

Fora isto, teriam sido uns líderes estupendos... ou talvez não.
Ah, e ambos possuiam um bonito bigode.
P.S. - BFF significa "Best Friend Forever"
Joana Duarte

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pequeno Hitler

Azar

A Primeira Grande Guerra aconteceu devido às tensões entre países europeus, infelizmente o final da guerra não pôs fim a esta situação, apenas a piorou. A Europa ficou de rastos, os países vencidos humilhados, os vencedores frustrados, os povos desesperados. Foi então “precisa “ outra guerra, para acabar aquilo que havia sido começado.
Povos desesperados recorrem a medidas desesperadas, e a retaliação tão ambicionada pela Alemanha do Diktat estava a um Hitler de distância.
A junção de factores propícios desencadeou a guerra, mas foram momentos de incrível azar para a Humanidade que conduziram ao horror absoluto daquilo que aconteceu entre 1939 e 1945.
Durante a Batalha do Somme (1916) uma bomba inglesa caiu numa trincheira alemã e matou a maioria dos soldados que aí se encontravam, no entanto um deles sobreviveu, apenas com um estilhaço na cara. Esse homem era Adolfo Hitler. A 8 de Novembro de 1939, uma bomba explode numa cervejaria em Munique, quinze minutos antes Hitler saíra do local. Ao longo da sua vida este homem sobreviveu a pelo menos quarenta e dois atentados.
A Segunda Guerra Mundial não foi apenas travada por soldados em campos de batalha, foi levada para as cidades e matou milhões de inocentes. Trouxe ao de cima o pior de alguns e foi a vontade deles que se fez sentir. A recordação da crueldade de que foram capazes acompanha e deverá acompanhar sempre a Humanidade.
Em 1945 Hitler comete suicídio, conseguindo aquilo que tantos outros haviam tentado antes.

Joana Lima

Fascismo


O fascismo foi um sistema político instaurado por Mussolini na Itália em 1922, cujos ideais foram partilhados pelo nazismo de Hitler, ao qual se acrescentou o racismo violento, a crença na superioridade ariana e a teoria do “espaço vital”.
Normalmente, o termo” fascismo” é usado para referir regimes totalitários de Direita.

TOTALITARISMO ANTIPARLAMENTARISMO MILITARISMO
CULTO DO CHEFE CORPORATIVISMO IMPERIALISMO
Joana Lima