quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Azar

A Primeira Grande Guerra aconteceu devido às tensões entre países europeus, infelizmente o final da guerra não pôs fim a esta situação, apenas a piorou. A Europa ficou de rastos, os países vencidos humilhados, os vencedores frustrados, os povos desesperados. Foi então “precisa “ outra guerra, para acabar aquilo que havia sido começado.
Povos desesperados recorrem a medidas desesperadas, e a retaliação tão ambicionada pela Alemanha do Diktat estava a um Hitler de distância.
A junção de factores propícios desencadeou a guerra, mas foram momentos de incrível azar para a Humanidade que conduziram ao horror absoluto daquilo que aconteceu entre 1939 e 1945.
Durante a Batalha do Somme (1916) uma bomba inglesa caiu numa trincheira alemã e matou a maioria dos soldados que aí se encontravam, no entanto um deles sobreviveu, apenas com um estilhaço na cara. Esse homem era Adolfo Hitler. A 8 de Novembro de 1939, uma bomba explode numa cervejaria em Munique, quinze minutos antes Hitler saíra do local. Ao longo da sua vida este homem sobreviveu a pelo menos quarenta e dois atentados.
A Segunda Guerra Mundial não foi apenas travada por soldados em campos de batalha, foi levada para as cidades e matou milhões de inocentes. Trouxe ao de cima o pior de alguns e foi a vontade deles que se fez sentir. A recordação da crueldade de que foram capazes acompanha e deverá acompanhar sempre a Humanidade.
Em 1945 Hitler comete suicídio, conseguindo aquilo que tantos outros haviam tentado antes.

Joana Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário