terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Construção de uma Nova Ordem Internacional: As Conferências de Paz


A 2ª Guerra Mundial apenas terminou em Setembro de 1945, mas em Fevereiro desse ano, os representantes dos três grandes Aliados reuniram-se em Ialta, com o objectivo de definir a nova ordem internacional no pós-guerra .
Sobre Ialta, esta é uma cidade ucraniana situada na Península da Crimeia, que durante a Conferência de Ialta era território soviético. Conhecida como o local de férias da elite russa, é lá que se situa o Palácio Livadia, antigo palácio de Verão da família Real, edifício onde se realizou a Conferência de Ialta.
Como é natural, havia divergências entre Churchill, Roosevelt e Estaline, já que eram governantes de estados tão diferentes. Ainda assim, o clima de união entre aliados, até porque se previa a sua vitória na guerra, permitiu que conseguissem chegar a acordo e tomar algumas medidas importantes.

· As fronteiras polacas foram definidas e o país passou a ser governado pela URSS, que aí aplicou um regime socialista.
· Divisão da Alemanha em quatro partes, cada uma ocupada e gerida, respectivamente, pela URSS, EUA, Reino Unido e França, coordenados pelo Conselho Aliado.
· Planeamento da criação da Organização das nações Unidas.
· Os governos dos países de Leste, que haviam sido ocupados pelo Eixo, deviam ser supervisionados pelas três potencias reunidas na conferência, mas respeitando sempre a vontade popular.
· Estabeleceram-se as reparações de guerra que a Alemanha deveria pagar (mais uma vez, apenas em datas diferentes).

Ainda que não de modo oficial, durante a Conferência de Ialta ficaram razoavelmente definidas as áreas de influência do capitalismo e do comunismo.
Algum tempo depois foi feita a Conferência de Potsdam, na qual os Aliados já não se encontravam no clima de harmonia anterior, dado o monstro fascista já ter sido derrotado, relembrando a existência do comunismo. Apenas se definiram melhor aspectos já tratados anteriormente.

· A divisão da Alemanha.
· Administração conjunta de Berlim.
· Indemnizações a pagar pela Alemanha.
· Julgamento de criminosos de guerra nazis( Julgamentos de Nuremberga).
· Ocupação e desnazificação da Áustria.

Potsdam teve um importante papel na delimitação do caminho a seguir pela Alemanha. Este país, responsável histórico pelo inicio da 2º Guerra Mundial e pelo extermínio de 6 milhões de judeus, foi desmilitarizado e desarmado. Para uma desnazificação satisfatória pôs-se termo ao Partido Nacional-Socialista e a todas as instituições relacionadas com o mesmo, preparou-se um futuro político democrático para a Alemanha e modificou-se o sistema de ensino, de modo a livrá-lo da ideologia nazi.


(Conferência de Ialta)


(Conferência de Potsdam)


Joana Lima

2 comentários:

  1. O Estaline parecia um ursinho enfardado. Tinha uma cara de senhor simpático...pena é a repressão.
    Moral da História (e desta vez é da História e não de uma história): "As aparências iludem".

    ResponderEliminar