No passado dia 23 de Abril, antecipando as comemorações do 25 de Abril, o 12º11º, juntamente com outras turmas, assistiu a uma conferência subordinada ao tema referido.
A conferência iniciou-se com apresentações feitas por algumas colegas que contextualizavam a situação portuguesa antes da Revolução dos Cravos. Após esta contextualização, tomaram a palavra três convidados, que viveram sob o regime salazarista. Cada um contou como o autoritarismo do Estado Novo tinha tido impacto na sua vida. Ficou claro o seu contentamento pelo fim desta fase da história portuguesa e o seu orgulho pela liberdade de que jovens como nós podem hoje em dia usufruir. Especialmente porque temos a formação e instrumentos necessários para nos mantermos informados, o que é, na minha opinião, a melhor maneira de mantermos a nossa liberdade de pensamento.
Esta conferência foi importante pois relembrou-nos os valores e ideais que conduziram ao 25 de Abril e que, por já estarmos tão habituados a eles, não valorizamos convenientemente. Há também que ter em conta que a liberdade em que hoje vivemos é o resultado da luta, sacrifício e esforço de muitos, pelo que o mínimo que podemos fazer é vive-la e nunca a perder.
Joana Lima
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário