quinta-feira, 1 de outubro de 2009

  • Resumo de Matéria
    A Sociedade das Nações

    A 8 de Janeiro de 1918 o presidente americano , Thomas Woodrow Wilson, propôs um programa de paz com o objectivo de fazer os países afectados recuperarem da grande guerra e impedir futuros conflitos. Esta mensagem tinha catorze pontos, sendo que o 14º dizia o seguinte:”É necessário que uma organização geral das nações seja constituída[…] tendo como objectivo assegurar as garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto aos pequenos como aos grandes estados.”. Em 1919 este ponto é também colocado no Tratado de Versalhes e assinado por 44 Estados. Assim nasce a Sociedade das Nações.
    A Sociedade das Nações, com sede em Genebra, organizava-se do seguinte modo:

    · Assembleia Geral: Reunião de todos os estados-membros.
    · Conselho: Formado por nove países; cinco a título permanente, os restantes quatro em ciclo rotativo; tinha a função de gerir conflitos.
    · Secretariado: Está encarregue de gerir as agendas do Conselho e da Assembleia geral, bem como de publicar os relatórios das reuniões dos mesmos.
    · Para fazer cumprir o programa da SDN existiam organismos como o Tribunal Internacional de Justiça; o Banco Internacional; Organização Internacional do Trabalho; a Comissão Permanente dos Mandatos.

    Como sabemos, o objectivo primordial da SDN, de manter a paz, não se cumpriu. Isto deveu-se a vários factores, quanto aos quais a SDN pouco podia fazer.

    · Os povos vencidos nunca foram chamados a participar na SDN como estados-membros e nunca participaram na elaboração de tratados, que também não aceitaram.
    · Alguns dos estados vencedores não foram contemplados com as regalias prometidas nos tratados, que foram apenas gozadas pelos estados mais poderosos.
    · A regulamentação de fronteiras nunca foi conseguida de forma satisfatória, assim como a questão das “minorias nacionais”.
    · As reparações de guerra que os vencedores exigiam aos vencidos opunham os vários estados, o que levou ao afastamento de alguns da SDN e ao seu consequente declínio.


    A Segunda Guerra Mundial provou a incapacidade da SDN na manutenção da paz. O Mundo tinha assistido a uma imensa chacina, que ninguém fora capaz de impedir.
    Em 1946
    a SDN reuniu-se uma última vez, tendo parte dos seus fundos sido doados à recém-criada ONU.

Joana Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário