Salvador Allende Gossens nasceu em 1908, em Valparaíso, uma importante cidade portuária chilena. Foi um dos fundadores do Partido Socialista Chileno e um membro da maçonaria.
Em 1964 concorreu às eleições presidenciais. O seu principal adversário era Eduardo Frei, do Partido Democrata Cristão. Este último foi eleito, não por a maioria da população chilena ser católica, mas pelo apoio e financiamento americanos dados à sua campanha. Afinal, estas eleições decorreram em plena Guerra Fria e os EUA não poderiam deixar um candidato comunista ser eleito.
Em 1970, Salvador Allende é eleito Presidente do Chile, embora o congresso chileno fosse maioritariamente ocupado por partidos direitistas.
Durante o seu mandato, Allende procedeu à reforma agrária e á nacionalização das indústrias e bancos. O presidente ambicionada que o país fizesse uma transição pacífica para o socialismo, que acreditava poder ser posto em prática sem pôr em causa a democracia, a sua politica ficou por isto conhecida por a “via chilena para o socialismo”
Os EUA mantiveram-se empenhados em prejudicar Allende, apoiando até grupos terroristas como o “Pátria e Liberdade”, de natureza nacionalista. A juntar-se aos obstáculos causados pelos EUA, o seu mandato viu ainda as classes médias esforçarem-se para prejudicar a economia chilena, em consequência do seu medo do socialismo.
Os EUA impuseram um bloqueio económico ao Chile, abalando ainda mais a sua economia, na esperança que este conduzisse a um golpe politico que retirasse o presidente Allende do poder.
Surge uma tentativa de golpe de estado, que no entanto não resulta, tendo ficado conhecida por “El Tanquetazo”. O fracasso deste movimento deveu-se sobretudo ao general Carlos Prats, que tinha um alto cargo no exército chileno. Porém, com a crise e instabilidade politica vividas no país, Prts renuncia ao seu cargo, sendo substituído Por Augusto Pinochet.
O golpe de estado que acaba com a presidência de Salvador Allende ocorre finalmente a 11 de Setembro de 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet. . Durante o golpe Allende morre, não sendo as circunstâncias da sua morte unânimes, já que há quem defenda que foi assassinado, enquanto outros acreditam que se suicidou.
O golpe de Pinochet foi apoiado pelos Estados Unidos. O seu governo autoritário durou dezassete anos, durante os quais matou e torturou milhares de pessoas.
Joana Lima
domingo, 30 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário